17 out

Nostalgia: Tênis Qix Hexagon. Quem lembra?

Imagem de um tênis Qix Hexagon

Meus olhos brilham ao ver esta foto.

Se você é um Skatista das antigas, provavelmente já viu, ouviu falar ou já usou este tênis. Hoje pretendo reviver momentos nostálgicos de minha vida falando do Qix Hexagon, produto que se não me engano foi lançado no ano de 1999, ou perto disso…

imagem promocional do Propaganda do Qix Hexagon

Única imagem promocional que encontrei =/

Indestrutível. Esta é a palavra que traduz a imagem no início deste artigo, o Qix Hexagon é um tênis virtualmente indestrutível! Lembro que quando ganhei ele já usado de um amigo que tinha maiores poderes aquisitivos que eu, ainda durou 6 meses ou mais comigo! A única coisa que acabou foi a sola, a “blindagem lateral” única dele estava intacta no fim das contas.

Passei metade do dia garimpando informações sobre este tênis, minha busca foi quase em vão. Só consegui uma imagem ou outra apelando para recursos virtuais da década passada, como o Fotolog, Orkut e outros sites do gênero, onde encontrei pouquíssima coisa a respeito.

Imagem de um Tênis Qix Hexagon Branco (ou bege)

Esse era o mais lindão!

Em breves palavras, as especificações deste modelo são:

Tênis de performance profissional em nobuk, passadores do cadarço de ilhós de borracha vulcanizada, bico vulcanizado, e sola vulcanizada, este tênis tem um ollie-pad muito forte, de borracha, para evitar que suas manobras estraguem o restante do calçado.

Internamente, o Hexagon tem amortecedor, para não machucar os pés e elásticos que seguram a língua, para que fique mais firme no pé, sem contar a camada interna de EVA entre a sola e palmilha que garante o conforto. Fabricado no Brasil pela Qix Skateboards. Disponível nos tamanhos 35 a 43 a um preço sugerido de R$ 84,00 (preço altíssimo para um tênis na época).

Na citação acima alguns fatores se destacam, vou lembrar dos que julgo principais:

  • Passadores do cadarço de ilhós de borracha vulcanizada: Ideia maravilhosa dos designers, que além de dar um visual diferente ao tênis, evitava que os cadarços se rasgassem, pois eram protegidos pela espessa camada de borracha. Com tempo os 3 primeiros passadores, no meu caso, do lado direito do pé direito (ando em posição Goofy) se desgastaram, mas demorou bastante para isso acontecer.
  • Ollie-pad muito forte de borracha: Sim senhoras e senhores, este era o grande trunfo do modelo, ollie, flip, tiro de espingarda e macumba, nada era capaz de desgastar o ollie-pad do Hexagon com facilidade, isso garantia a durabilidade dele por muito tempo!
  • Elásticos que seguram a língua: Se seu pé era do tamanho certo do tênis, nem era necessário amarrar. Ele tinhas dois elásticos enormes e fortes segurando a língua. Sem o cuidado necessário havia risco de interromper a circulação do pé (piadinha)!
  • Internamente, o Hexagon tem amortecedor: Kinder Ovo, esta é a palavra. Todo mundo que tinha um Hexagon era louco pelo presentinho que tinha dentro: os amortecedores, que eram removíveis. Uns por mera cobiça e outros para fazer chaveiro ou peso de papéis. Lembro que era uma briga entre meus amigos, afinal são dois amortecedores, e todo mundo queria um de presente. Infelizmente não encontrei foto dele para colocar aqui, ele realmente era bacana.

Enfim, bonito, forte e cheio de coisas que piravam todos que viam o Hexagon na época. Logicamente tinha alguns contras a respeito…

Estética em caras com pernas finas: Eu tenho pernas muito finas, como sempre andei de calças bem largas, isso não era incomodo. Um belo dia resolvi colocar bermuda e ficou todo mundo me sacaneando falando que minhas pernas pareciam próteses ¬¬

Peso: Ele era realmente pesado, nada que alguns rolês para se acostumar, mas se comparado a outros da época, como Airwalk, Freedon Fog (o modelo clássico), entre outros, ele era bem pesado. Após tirar o tênis do pé você percebia que podia dar um salto de 2 metros de altura (isto também foi uma piada).

Cano baixo: Sou biruta por tênis de cano alto, sinto-me psicologicamente mais seguro desta forma. Obviamente este modelo nunca ficaria bem de cano alto, estou apenas comentando para frisar bem que tenho esta preferência na hora de escolher um tênis.

Imagem de um Tênis Qix Hexagon Azul

Esta é uma foto em péssima qualidade do modelo que eu tinha,  única que encontrei na internet.

O que eu tinha era o Azul, aliás, minha cor favorita, mas haviam outras cores, como marrom e branco (ou bege sei lá).

O amor do pessoal por este tênis é tão grande que tem comunidades no falecido Orkut, no Facebook e até nego perturbando a Qix no formspring pedindo a volta da produção deste modelo. Não sei qual o impacto desses pedidos enlouquecidos para empresa, mas por falta de gente com vontade de ter o tênis, a Qix não iria ficar em prejuízo.

Agora pergunto a vocês amigos skatistas, conhecem ou já possuíram este tênis histórico? Se sim ou não, respondam ai nos comentários o que achavam dele. Se alguém possuir mais fotos ou informações a respeito, entre em contato comigo que adiciono a este post e dou os créditos com muito prazer!

Entrei em contato com os amigos da Qix em busca de mais informações, como quantidade de unidades fabricadas, anos de lançamento e encerramento da produção e quem sabe material digital (fotos, anúncios em revistas da categoria e coisas do tipo) para fornecer, mas até o fechamento deste artigo não obtive resposta.

Vou mandar este link para eles, caso haja alguma repercussão positiva da turma por aqui, quem sabe não é um tempero a mais para estimulá-los a produzir uma edição limitada do Hexagon.

ATUALIZAÇÃO 17/10/12

Amigos, vejam a mensagem que o pessoal da Qix me mandou a alguns instantes!

Imagem com a informação da possível volta da fabricação do Hexagon.

Será que volta? Eu quero um!

Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima!

26 thoughts on “Nostalgia: Tênis Qix Hexagon. Quem lembra?

  1. Que legal,eu tive um azul e um cinza igual ao da foto da propaganda,e tive um hexagon 2 musgo ou camuflado(não lembro mais) que tinha bolso na lingua,sempre deixava o dinheiro do rei do mate nesse bolso,era muito resistente,ah só a titulo de curiosidade foi lançado em 2000,eu lembro bem que trabalhava numa skate shop e chegaram milhares deles na loja na época,depois tive contest 1 cinza e connection 1,foram meus ultimos skate shoes..pois parei de andar de skate.

    • Olá Rafael! Eu lembro do que tinha bolsinho, um amigo meu tinha um desses! hahahahahaha! Tive também um Qix Revolution, branco se não me engano.

      Com relação ao ano de lançamento, eu sabia que era entre 99 e 2000, só não me lembrava o ano exato. Sei que essa imagem promocional que postei no início do artigo é de 1999, peguei ela no antigo Fotolog do “garoto propaganda” do Hexagon.

      Trabalhar em loja de Skate deve ser uma experiência interessante não é mesmo? Sem contar a facilidade de ter acesso a peças e roupas, sem contar o consumismo que possivelmente fazia você gastar todo seu salário na própria loja! hahahahahahahahaha!

      Cara, obrigado pelo comentário e volte sempre ao site =D

  2. Parabéns aos administradores do site por criarem um tópico de extrema relevância.

    Sim o QIX Hexagon é FODA, só quem tem um pode explicar.

    Já tinha pensado em contatar a QIX questionando sobre isso, mas sempre acabava deixando de lado, porém hoje ví que não estou sozinho e Já mandei um e-mail para eles, e recomendo que todos façam o mesmo.

    ATT.

  3. Aew rapa em 2011 ja se fizeram dez anos que andei e ainda considero q ando de skate então ja sou veterano e diria com propriedade que o tennis é um exelente produto tive o previlegio de andar com dois tennis da qix o hexagon e o context e realmente o tennis é nota mil, melhoraram muito mew skate,minhas performances!!!!..foi por acidente andando com o context que eu aprendi o cróckt tirando o pé de trás!!! foi incrivel no meio do corrimão o pé de trás escapou do shap mais o da frente por sorte me deixou apoiado foi demais, no susto sai num improviso que só a adrenalina pra fazer o corpo o shap e o pé de trás se consertar no ar…. e pelo que eu me lembro não consegui encaixar com outro tennis…..ai qix depende de vcs…….E pelo o que eu saiba é manobra inédita no brasil…nunca vi a rapa da profi acertar por aqui….só o éric coston no jogo tony hanks… ainda posto um video no youtube pra provar…. o tennis é realmente blindado eu os usava pra trabalhar,andar de skate,ir a escola “de sakate” casamento, namoro motel tudo….só ficou feio na estética quando realmente eu ja tinha usado até a alma do solado q também é demais…..o tennis da muita segurança e coonforto parabens ao criadores que realmente pensaram no skatista na criação do tennis…. por favor relance-os o esporte agradeçe!!! e a gente mais ainda….dois pares serão meus……….Ai rapa um abraço pro ceis e vamos encher o saco da qix pra relançarem o tennis!!!!!

  4. opa eu quero um qix hexagon… tem um brother meu q tem um mais ele nao usa .. mais eh dois numeros maior q meu pé… esse hexagon e o knu skool da vans sao meus dois sonhos de consumo… pq na epoca nao tinha condiçoes kkk

  5. bom dia!! velho tenho 31 anos e tambem fui um abençoado em tem usado este modelo… se nao me falhe a memoria tive o azul e tambem um branco de couro com detalhes em preto… este mais caro que os outros… ainda tive o bege com laranja….(teve um na 2 geraçao cinza com poucos detalhes em amarelo)

    certa vez eu na fila do jogo do meu furacão…. uma moça estava com acredite um qix hexagon branco de couro com as borrachas rosa (isto antes dos freedays element) questionei e ela me disse que o pai conhecia o diretor geral da qix do rio grande na epoca e fez de presente pra ela dois pares… pense na exclusividade.. eu tinha fotos nas como na epoca era no filme … se perderam com o tempo nas minhas mudanças…. mais ai!! abraços a todos….

  6. bom dia galera .. tambem fui um dos abençoados a ter um QIX HEXAGON mais tudo que e bom dura pouco.

    Mais eu tive sorte uma dona de um brecho pediu para ir ao mercado para ela e como ele queria agadecer ela deixou eu escolher um tenis para min eu to la revirando quando la no canto tava o QIX HEXAGON putis este ai e ja e meu o but tava firmeza que sorte que eu tive tenho ele ate hoje ……..

  7. Cara eu tô atrás de um tênis desse já tive um em 97 e agora não estou mais achando quando relansarem vou comprar uns três e guardar muito bom o melhor tênis que já tive foi esse ai.

  8. Nossa esse Quix era monstro, era tão resistente que coloquei um no alicerce da casa por que faltou cimento… se voltar a fabricar vou compra 2 que vai dura até os meus bisnetos…

  9. uuaauu! O meu era o cinza e tinha um esconderijo para a erva no final da língua! a sensação que lembro é que ele era tão confortável que eu não sentia o chão e parecia estar voandoo! sem dúvidas, um tênis fuderooso! que pretendo recuperar no mercado livre! :p

  10. Eu tinha muitos desse tenis-qix-hexagon, e pra mim esse foi uns dos melhores tênis que te dar segurança na hora das andadas de skate. Poderia voltar esses tênis para as lojas, pois esses são os melhores de todos os tempos!

  11. Caraca!!!!!
    Estava comentando isso agora pouco… tenho 28 anos…. 18 só de skate, realmente acho que sou um pré histórico dos anos 90 ainda na ativa!
    Tive esse modelo! e posso dizer q o meu virou um Frankstein… altos remendos!!!!
    falando em algumas coisa pré histórica… já tive tênis da marca Overdose, Guns, Maha,… Truck, Titan ti-lite e Crazy. Rodas Next e a marca Maha!
    Lembro de algumas marcas que sumiram tbm, como P.T.S. Shoes Co., Shape Friends, CML.
    Cara eu acho que é isso que consigo me lembra!!!
    Um skatista brasileiro que vale a pena a galera dar uma pesquisada, para quem está começando é Nilton Neves ou Nilton Urina!!!! esse cara representou muito bem o que era o skate nos anos 90 e inicio de 2000…
    Depois da 411 Brasil, ele sumiu… já morava nos EUA e hoje não sei o que ele faz da vida, se ainda anda de skate e coisa tal!
    É isso ai pessoal!

  12. Essaa hexagono que vinha nele era realmente FODEROSO!! dava briga. Eu era mto mlk na época (8ans) e meu primo smp me roubava o extra.. pqe eu nunca lembro de ver um alem do que vinha no proprio tenis kkkkkkkkkkkkk certeza !!!

  13. Vendi um novinho que tinha faz uns dois anos. Divulguei o link da venda no orkut e todo mundo ficava me apurrinhando dizendo que era tenis velho, era enorme e não tinha equilíbrio coisa e tal.
    Agora vejo aqui uma galera dizendo que o tenis era insubstituível.
    Ainda tenho um que é de uso pessoal, mas já tá todo desgastado.
    Bons tempos que dificillmente voltam.

  14. Parabéns por relembrar de um produto que marcou época. Tenho 32 anos tive um hexagon azul de camurça com detalhes laranja lembro que um amigo tinha o branco de couro com detalhes laranja. Estes tênis eram perfeitos para skate devido a todos os aspectos que você e outras pessoas comentaram tais como: durabilidade e conforto, além de, proporcior uma segurança incrível por proteger e amortecer muito bem dos impactos. Era realmente pesado mas como você comentou depois de alguns rolés a gente acostumava. Era um pouco elitizado pelo valor mas era um custo benefício sem igual. Depois a Qix fabricou o Qix Revolution tentando superar o hexágon que era mais leve mais muito menos resisitente eu constuma dizer que era um tênis para passear e não andar de skate pois estava acostumado com a inigualável resistência do hexágon.

    Sensacional, o meu estava guardado assim como o skate pois dei um tempo de andar (porque skatista não para da um tempo) mas sabia que um dia voltaria e era o tênis perfeito que usaria Qix Hexagon mas infelizmente minha mãe o deu sem eu saber, quando descobri fiquei chateado mais fazer o quê? Passei em lojas para ver se por acaso ainda fabricavam mas não. Enfim a Qix poderia voltar a fabricar o tênis para nóis mais antigos e para a nova geração poder disfrutar deste produto maravilhoso que era o Hexagon.

    Campanha # qix volta a fabricar o hexagon.

    • Douglas, beleza brother?!
      Pelo visto tivemos experiências similares com o Hexagon né?!
      No mês passado tive um papo com o pessoal da Qix e eles comentaram o possível relançamento de alguns modelos nostálgicos, porém hoje é inviável para eles, tendo em vista a tecnologia que usavam antes ser diferente da de hoje, inclusive formas, material, etc. Lembrando também que hoje a demanda de mercado é por outros tipos de modelos e só a gente que é mais Old School que curte e quer usar, mas se calcular no montante de clientes deles, ainda somos minoria, talvez não seja muito lucrativo na ótica empresarial, mas me falaram que a ideia não está descartada. Vamos torcer né, se sair mesmo vou estocar uns 5 aqui, e da-lhe limite do cartão de crédito depois! hahahhahahaha!
      Forte abraço!

  15. tive um branco preto e vermelho, foi meu primeiro tenis pra andar de skate e eu era fissurado nele, mas nunca mais achei um igual!!! também queria que voltasse, eu compraria sem pestanejar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Geek on Wheels é um blog criado e mantido por @tittao.