Imagem de um tênis Qix Hexagon

Meus olhos brilham ao ver esta foto.

Se você é um Skatista das antigas, provavelmente já viu, ouviu falar ou já usou este tênis. Hoje pretendo reviver momentos nostálgicos de minha vida falando do Qix Hexagon, produto que se não me engano foi lançado no ano de 1999, ou perto disso…

imagem promocional do Propaganda do Qix Hexagon

Única imagem promocional que encontrei =/

Indestrutível. Esta é a palavra que traduz a imagem no início deste artigo, o Qix Hexagon é um tênis virtualmente indestrutível! Lembro que quando ganhei ele já usado de um amigo que tinha maiores poderes aquisitivos que eu, ainda durou 6 meses ou mais comigo! A única coisa que acabou foi a sola, a “blindagem lateral” única dele estava intacta no fim das contas.

Passei metade do dia garimpando informações sobre este tênis, minha busca foi quase em vão. Só consegui uma imagem ou outra apelando para recursos virtuais da década passada, como o Fotolog, Orkut e outros sites do gênero, onde encontrei pouquíssima coisa a respeito.

Imagem de um Tênis Qix Hexagon Branco (ou bege)

Esse era o mais lindão!

Em breves palavras, as especificações deste modelo são:

Tênis de performance profissional em nobuk, passadores do cadarço de ilhós de borracha vulcanizada, bico vulcanizado, e sola vulcanizada, este tênis tem um ollie-pad muito forte, de borracha, para evitar que suas manobras estraguem o restante do calçado.

Internamente, o Hexagon tem amortecedor, para não machucar os pés e elásticos que seguram a língua, para que fique mais firme no pé, sem contar a camada interna de EVA entre a sola e palmilha que garante o conforto. Fabricado no Brasil pela Qix Skateboards. Disponível nos tamanhos 35 a 43 a um preço sugerido de R$ 84,00 (preço altíssimo para um tênis na época).

Na citação acima alguns fatores se destacam, vou lembrar dos que julgo principais:

  • Passadores do cadarço de ilhós de borracha vulcanizada: Ideia maravilhosa dos designers, que além de dar um visual diferente ao tênis, evitava que os cadarços se rasgassem, pois eram protegidos pela espessa camada de borracha. Com tempo os 3 primeiros passadores, no meu caso, do lado direito do pé direito (ando em posição Goofy) se desgastaram, mas demorou bastante para isso acontecer.
  • Ollie-pad muito forte de borracha: Sim senhoras e senhores, este era o grande trunfo do modelo, ollie, flip, tiro de espingarda e macumba, nada era capaz de desgastar o ollie-pad do Hexagon com facilidade, isso garantia a durabilidade dele por muito tempo!
  • Elásticos que seguram a língua: Se seu pé era do tamanho certo do tênis, nem era necessário amarrar. Ele tinhas dois elásticos enormes e fortes segurando a língua. Sem o cuidado necessário havia risco de interromper a circulação do pé (piadinha)!
  • Internamente, o Hexagon tem amortecedor: Kinder Ovo, esta é a palavra. Todo mundo que tinha um Hexagon era louco pelo presentinho que tinha dentro: os amortecedores, que eram removíveis. Uns por mera cobiça e outros para fazer chaveiro ou peso de papéis. Lembro que era uma briga entre meus amigos, afinal são dois amortecedores, e todo mundo queria um de presente. Infelizmente não encontrei foto dele para colocar aqui, ele realmente era bacana.

Enfim, bonito, forte e cheio de coisas que piravam todos que viam o Hexagon na época. Logicamente tinha alguns contras a respeito…

Estética em caras com pernas finas: Eu tenho pernas muito finas, como sempre andei de calças bem largas, isso não era incomodo. Um belo dia resolvi colocar bermuda e ficou todo mundo me sacaneando falando que minhas pernas pareciam próteses ¬¬

Peso: Ele era realmente pesado, nada que alguns rolês para se acostumar, mas se comparado a outros da época, como Airwalk, Freedon Fog (o modelo clássico), entre outros, ele era bem pesado. Após tirar o tênis do pé você percebia que podia dar um salto de 2 metros de altura (isto também foi uma piada).

Cano baixo: Sou biruta por tênis de cano alto, sinto-me psicologicamente mais seguro desta forma. Obviamente este modelo nunca ficaria bem de cano alto, estou apenas comentando para frisar bem que tenho esta preferência na hora de escolher um tênis.

Imagem de um Tênis Qix Hexagon Azul

Esta é uma foto em péssima qualidade do modelo que eu tinha,  única que encontrei na internet.

O que eu tinha era o Azul, aliás, minha cor favorita, mas haviam outras cores, como marrom e branco (ou bege sei lá).

O amor do pessoal por este tênis é tão grande que tem comunidades no falecido Orkut, no Facebook e até nego perturbando a Qix no formspring pedindo a volta da produção deste modelo. Não sei qual o impacto desses pedidos enlouquecidos para empresa, mas por falta de gente com vontade de ter o tênis, a Qix não iria ficar em prejuízo.

Agora pergunto a vocês amigos skatistas, conhecem ou já possuíram este tênis histórico? Se sim ou não, respondam ai nos comentários o que achavam dele. Se alguém possuir mais fotos ou informações a respeito, entre em contato comigo que adiciono a este post e dou os créditos com muito prazer!

Entrei em contato com os amigos da Qix em busca de mais informações, como quantidade de unidades fabricadas, anos de lançamento e encerramento da produção e quem sabe material digital (fotos, anúncios em revistas da categoria e coisas do tipo) para fornecer, mas até o fechamento deste artigo não obtive resposta.

Vou mandar este link para eles, caso haja alguma repercussão positiva da turma por aqui, quem sabe não é um tempero a mais para estimulá-los a produzir uma edição limitada do Hexagon.

ATUALIZAÇÃO 17/10/12

Amigos, vejam a mensagem que o pessoal da Qix me mandou a alguns instantes!

Imagem com a informação da possível volta da fabricação do Hexagon.

Será que volta? Eu quero um!

Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima!

Servidor público, graduado em Banco de Dados na FATEC de Guaratinguetá, amante de Tecnologia, Software Livre, Linguagens de Programação, Mangás e puta que pariu, nem preciso dizer que sou louco por Skate, não é? Saiba mais sobre mim.

Loading Disqus Comments ...
Loading Facebook Comments ...

Amiguinhos

  • Blog Monstersports
  • Parceiro: DIvas Skateras
  • Blog Skaterapia
  • Canal do Jasiel Calixto
  • Link para o site Campeonatos de Skate>
  • Link para o site Casino Online>
  • Link para o site da Ecohead>