13 dez

Shape com fibra de carbono, compensa ou não usar?

Foto de um Varial Tail Grab na pista do Zito em Moreira César - SP

Varial Tail Grab na pista de Moreira César – SP

Desde que eu descobri que existem shapes com fibra de carbono, sempre me perguntei se eram bons, leves e se aguentariam o tranco mais do que os “convencionais”, pois bem, só da palavra “fibra de carbono” aparecer nas especificações técnicas já dá para perceber que ele deve ser no mínimo mais resistente e leve. Restava saber isso na prática, porém todos que encontrei para comprar eram bem mais caros e importados.

Tendo em vista que sou um dinossauro destruidor de shapes, que gasta no mínimo 1 por mês nunca tive coragem de fazer algum investimento do tipo, afinal queimar 200 Dilmas e o shape não durar até eu terminar de paga-lo seria algo que causaria um imenso buraco no orçamento e com absoluta certeza um caos na minha casa, já que minha esposa é uma matemática que tem total controle sobre as finanças da família.

No mês de outubro acabei conhecendo a Conspiracy Skates Brazil (com Z mesmo, eles são exportadores), e testei um shape deles fabricado com fibra de vidro (Podem conferir os artigos clicando aqui e aqui), e o resultado foi extremamente positivo, o shape durou mais de um mês sem ao menos sair lasca dele (coisa que geralmente faço no máximo no terceiro rolê). Tenho o costume de sempre trocar e-mails com lojas e fábricas de peças, para saber de novidades e tudo mais a respeito dos produtos (chego até a ser chato de tanto que perturbo o pessoal). Comentando com o Alexandre (proprietário da Conspiracy) que o shape dele foi o único que durou comigo até hoje, ele me deu a oportunidade de testar um shape com fibra de carbono no padrão de exportação que usa tecnologia P2.

Foto de um Frontside Disaster na quarter da pista do Zito em Moreira César - SP

Eu mandando um frontside disaster na borda da quarter da pista de Moreira César – SP

Antes de prosseguir, vamos a duas breves explicações sobre dois temas citados no último parágrafo…

O que é a Tecnologia P2 (utilizada por marcas gringas como a Flip, Plan B, etc)?

A diferença  técnica entre um shape P2 e um shape normal é que o Shape P2 tem uma camada recortada em formato oval, aplicado uma fibra na parte de impacto maior. O shape p2 é mais leve e o pop é bem diferente.

A grande diferença do P2 para o convencional na hora do uso é o Pop. Os shapes P2 respondem com mais leveza e maior pop nas suas manobras, ja no shape convencional assim que se executa a manobra haverá uma resposta mais lenta, enfim, como a área de pressão do P2 é mais rígida e como ele é mais leve, a resposta dele durante a execução de uma manobra é muito maior.

Agora, como diabos é feito um shape de fibra de carbono?

Mandei um e-mail para Conspiracy Skates perguntando qual o processo de fabricação eles adotam para o modelo Fibercarbon que me deram para testar, segue a resposta da empresa:

O Shape Fibercarbon Conspiracy é confeccionado com 7 lâminas de marfim, resinado com araudite e com uma amarração especial utilizando uma fibra sintética parecida a fiberglass (fibra de vidro), mas com uma diferença, o material após um processo químico, fica idêntico ao utilizado na tecnologia P2 da Flip. O Kevlar, ou Aramida fica mais resistente que a fibra de carbono, sendo a durabilidade 40% maior do que a da fibra de carbono. O processo que deixa a fibra sintética mais rígida e leva cerca de 12h para ser concluído, sem contar a aplicação, tempo na prensagem, acabamento e aplicação da estampa (quando há). O processo de confecção dos shapes Conspiracy tem um grande embasamento técnico, e foi desenvolvido em uma parceria da empresa com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e ensaiado (testado) no TEPCAR (Instituto de Tecnologia do Paraná).

A fibra sintética da Conspiracy tem um custo mais baixo do que a fibra de carbono pura, tornando o produto final (shape) mais barato, sem perder em nenhum ponto para os concorrentes diretos. A diferença entre o produto final Conspiracy e a Flip (por exemplo), principalmente é o preço e a Marca em si (a marca por si só faz diferença no preço final de um produto), que já tem um espaço bem maior no mercado, e óbvio, uma qualidade indiscutível também.

Os shapes da Conspiracy são os únicos do Brasil que tem garantia contra a quebra. Isso mesmo, contra a QUEBRA. Mesmo assim os shapes importados tem sido mais valorizados do que os nacionais, o que pouca gente sabe é que muitos dos shapes comprados como “importados”, na verdade são fabricados aqui mesmo no Brasil. 90% dos produtos da Conspiracy são exportados, fora do país nossa marca é muito reconhecida e produzimos shapes para diversas “marcas gringas”, temos clientes até na Coreia!

Bom, deu para ler no texto enviado pelo Alexandre que ele está investindo pesado e dando a cara a tapa oferecendo a garantia contra quebra dos shapes dele. Um ato de confiança e coragem da empresa.

Agora é hora de expor minha humilde opinião sobre o Shape:

Foram fabricados dois shapes, um que veio para eu testar e o outro foi enviado para a Monster Sports testar (pelo boato que ouvi, a Monster vai vender shapes de Fibercarbon a partir de janeiro de 2013, ainda não sei o preço ao certo, mas será algo em torno de 70 ou 80 Dilmas).

Vamos uma uma análise superficial do novo brinquedo:

Foto de um Shape Fibercarbon Conspiracy Skates Brasil

Tail, Nose, Cave e Acabamento OK.

Foto da Furação de um Shape Fibercarbon da Conspiracy Skates Brasil

Furação do Shape OK também (torta só a mão do fotógrafo).

Lateral do shape fibercarbon Conspiracy

Truck Crail casou perfeitamente com a furação =D

Bem, não vou entrar em detalhes pois as fotos falam por si só (tirei elas de noite antes de colocar o shape, por isso não estão tão legais quanto as do shape do artigo de outubro).

Análise do shape no pé:

Melon na pista de Skate de Moreira César - SP

Mandei alguns Melons bem altos, e o shape ajudou bastante na subida, e aguentou bem na descida =p

Leve pra cacete, realmente a explicação do início do post diz toda a verdade, o shape tem uma resposta muito animal na hora que bato o ollie, dá para ir bem alto e socar o bixo no chão sem dó que ele aguenta legal. Para quem já é leitor do blog sabe a dificuldade que tenho para acertar um Flip na base, pois bem, acertei vários flips bem altos caindo com o pé no tail (sim, é uma vergonha) e não aconteceu nada com o shape.

Tirando meu problema vergonhoso em acertar um flip, mando numa boa 360 fip, varial flip, heelflip e todas as outras básicas, bem, o shape ajudou bastante na realização de todas, tanto para subir quanto para chutar e fazer os giros do skate.

Conclusão

360 flip na pista de Skate de Moreira César - SP

Não é o mais belo 360 flip da minha vida, mas deu para acertar a manobra. (a câmera não ajudou muito)

Estou a apenas duas semanas com o shape, ele não apresentou problema algum quanto ao descolamento das lâminas, ficar mole, trincas ou qualquer outra coisa que hora ou outra acontece com a gente. Aguentou super bem as pancadas e tem um formato, acabamento e peso bem agradáveis. Espero que dure bastante tempo comigo, está bacana andar com ele!

Pelo menos eu vou torcer para que a Monster e outras lojas valorizarem o produto brasileiro e passarem a vender uns shapes bons como esse a preços mais acessíveis, afinal o Brasil tem mandado muito bem nas peças que tem produzido, um belo exemplo é a Crail, que tem feito Trucks maravilhosos e que eu até já falei a respeito em outro artigo.

Enfim amigos, se já anda a algum tempo e sabe algumas manobras, use shapes com fibra de carbono, farão muita diferença no rolê. Se está aprendendo agora, gaste menos e compre um normal que vai durar bastante. Mas lembrem-se, valorizando produtos nacionais você ajuda o país a se desenvolver e o skate por aqui crescerá ainda mais.

Acredito que já falei demais, se alguém ai usa ou já usou um shape de fibra de carbono, compartilhe sua experiência nos comentários deste artigo! Por enquanto é só, até o próximo artigo amigos!

67 thoughts on “Shape com fibra de carbono, compensa ou não usar?

  1. Li seu artigo e me apaixonei pelo shape! comprei ele na semana passada, até entaõ tive poucas oportunidades de dar aqueeeeele role, mas pelo que eu vi o shape aguenta o tranco! ao final sou um péssimo com shapes :/
    por conta disso ainda to meio inseguro enquanto a quebrar o shape mas por enquanto varias fora da base e nenhum sinal de lasca , trinca nem nada oque mata é o barulho que me aperta o coração achando que terei que compra ooutro shape! mas fora isso o shape ta muito bom, demorei um pouco pra acostumar maaas ta otimo agora!

    • Que legal @344438a7696ce31ee458a9bac044c759:disqus !!! Que bom que gostou!!
      Manda uns Ollies altos também? hahahahahahaha! Sei como é esse sentimento de pensar que o shape vai quebrar, vivo andando com esse medo =p
      Manda aqui depois umas fotos suas usando o shape =D
      Obrigado pelo comentário, um abração! o/

  2. acabei de receber o shape. formato peso me agradou bastante, porem nao sei se por estar pintado de preto, nao percebi nenhuma presença de fibra de carbono. Quem ja esta usando percebeu se as laminas parecem conter fibra. Em uma rapida pesquisa na internet pude encontrar algum modelo do que eu esperava que seria, pelo menos visualmente ( http://conspiracyskatebrasil.blogspot.com.br/2012/08/fabricacao-de-shapes-em-curitiba-shapes.html ). Bom espero que o shape me surpreenda, assim qeu começar usar passo novidades.

  3. Cara. Parabéns pelo blog! Descobri esses dias e li até os arquivos.
    Na real, ainda que seja de pouco conhecimento da maioria (talvez até pela pouca divulgação) terem sintetizado essa fibra aqui no Brasa, e se esse shape for o que pareçe, é uma puta revolução em questão de material pra gente.
    Esse é o próximo que irei comprar. Aliás, você sabe mais ou menos quanto ele pesa?

    Ótimo texto.
    Abraço.

    • Primeiramente Reduba, obrigado pelos elogios!
      Cara, não sei lhe dizer o peso dele, mas é bem leve cara!
      Comigo o shape durou mais do que o normal e peguei outro igual para andar, de tanto que gostei.

  4. Belo artigo, ando de skate a 6 anos e estou fazendo o meu TCC em Marketing relacionado à implementação da tecnologia P2 em marcas nacionais, desconhecia esse shape de fibra de vidro feito no país. Muito legal !

  5. minhas consideracoes sobre o shape : aparentemente fibra de carbono é lenda, furaçao errada, nao bateu com truk crail nem silver. Vamos ver se ele ´pelo menos é resistente.

  6. relato do primeiro rolê: o shape parecia bem rigido e resistente, porem em poucos minutos andando ja percebi que ele ficou mole, só de pisar no tail pra mandar a manobra ja da pra perceber. TItão ja que voce me ofereceu espaço para comentar, eu infelizmente nao recomendo esse shape. Nao sei se foi algum lote com problemas que saiu ou se realmente esse é o padrao. Nunca tive problemas com a loja Monstersports, muito pelo contrario sempre fui bem atendido e os preços sao otimos, porem estarei em contato com eles para fazer uma reclamacao sobre este shape.

    • Olá novamente Alan, fico super feliz e motivado com sua sinceridade, afinal, meu site é um espaço feito exatamente para isso.
      Sinto muito você não ter dado a sorte que dei com o Shape, já não é o primeiro que uso e por aqui ainda está tudo bem.
      Vou inclusive mandar um e-mail para o Alexandre, proprietário da fábrica para que ele leia seu comentário e o dos outros leitores do site, pois assim ele pode verificar se houve algo de errado no processo de fabricação ou se foi, como você disse, um erro nesse lote. Suas opiniões são sempre bem vindas, sejam elas negativas ou positivas, afinal, este é um espaço democrático e quando eu encontro coisas que não me agradam também falo delas nos meus textos.
      Um abraço para você! =D

  7. Ainda não dei o rolé com o shape , mas me parece ser bem resistente , assim que chegou me assustei porque não vi as fibras , falei com titão e com conspiracy e eles me falaram que a fibra esta na amarração do shape .. ai fikei mais tranquilo .. só quero ver se vai agguentar meus nosegrabs e ollie indy que ta saindo alto nas transições da banks que eu ando .. o meu shape flip p2 durou 3 meses com muita manobra com pop alto.. vamo ver esses ai sabado agora tem rolé .. vou deixar noticias ja já !

  8. Comprei o Shape FiberCarbon no dia 06/02/2013.

    Considerações.

    - Shape bem leve, um pouco mais leve que o Shape da Cisco e com preço da Conspiracy de R$ 82,43 está um bom CxB.
    - Fácil de realizar manobras, muito bom para manobras baseadas em flippers.

    - Parece que vai quebrar toda hora dando uma ”envergada”, mas aguenta bem o tranco e volta na hora para sua forma original

    - Furação dos Truck TOTALMENTE errada, foi um sacrifícil apelei para furadeira !!!

    Fotos.
    http://i.imgur.com/01G1ZnN.jpg

    • E ai Paulista, beleza?
      Que legal que tenha gostado (em partes) do Shape.
      Sua furação veio torta? que pena cara! Mas é bom você ter falado, apesar de isso não ter acontecido comigo, outros já comentaram comigo ocorrências similares. Fica a dica para a Conspiracy dar uma atenção especial na hora da furação.
      Obrigado pelo comentário cara! Um abraço!

  9. Comprei meu fibercarbon da conspiracy e no princípio gostei muito do shape , mais em menos de uma semana de uso sai uma lasca bem grande da parte de baixo do shape… não sei se foi o meu que foi ”premiado” , mais ja sofri com a furação , mas tudo bem, agora com esta lasca? realmente não estou muito satisfeito. Inclusive a alguns dias e postei um comentário sobre este shape na monstersports falando bem do shape, porém estou pensando seriamente em excluir e postar um comentário negativo…

  10. Poxa cara, tem muita gente falando bem do shape, até voce mesmo que testou e deu seu ” testemunho ” ai no artigo, o que me intriga é gente falando que o shape ficou mole no TAIL, furação ERRADA e tal, to muito afim de comprar, porém esses fatos me deixam com medo de me arrepender lá na frente. Vi que esse ” Alexandre ” teve o respeito de repor um novo pra o cara, enfim, estou muito interessado mesmo em comprar, mas no caso dessas falhas, eu poderei trocar também ? A fabrica/monster dá essa garantia ? Me informa ai melhor se souber titão, brigadão ae pelo espaço pra expor minhas palavras, vlw !

  11. Muito bom seu blog cara!
    Estou a fim dessas rodas street cuts ai da spit mas não estou achando, no site da monster está indisponível e no ML não consigo achar….

  12. comprei um shape fibercarbon conspiracy black 8.2 dia 01.07.2013 no site monstersports e hj dia 22.07.2013, depois de usado pouco mais de 1 semana ele rachou no meio, quebrou um palmo da borda…decepção pois comprei esse justamente pensando na durabilidade.

  13. Podecre! eu tinha pensado Num Element , mas ae eu vi esse, e li bastante sobre ele e pá! curti muito agora Vou comprar e rezar pra furaçao nao vir torta pois quase todos meus shape vem com furaçao torta kkkkkkk! Achei Otima a marca conspiracy ja tive o SKULL BLACK e tipo 2 CARROS passarom Por cima dele mano. e nao tirou nenhuma lasquinha ! entortou o truck mas o shape nao aconteceu nada ! So num Campeonato Depois de pular uma rampa pequena mas com todo meu pesso no meio ele quebrou ! agora vamos ver se esse Fibercarbom e realmente bom! deixo uma imagem da rampa que eu quebrei o skull black! Abraço

  14. entao fiquei muito interessado em comprar esse shape… caso eu compre e ele apresente esses defeitos muito comentados pelos que ja compraram como furos fora do lugar como eu faço ? da para trocar ?

    • E ae Bruno, tudo bem?
      Os meus cruisers são de fibra, um material resistente, que pode molhar mas em contrapartida não tem tanta aderência quanto os de madeira com lixa. Ambos são bons, nunca tive um de madeira, mas estou querendo pegar um shape de maple ou bambu para colocar em um dos meus cruisers. Indiferente do que escolher, todos vão aguentar o tranco, afinal, cruiser é para andar e só, então não vai desgastar.

    • E ai Gordin, tudo bacana?
      Cara, todo shape aguenta, vai depender do uso que quer dar, se mandar umas manobras altas ou em rampas, é bom um mais fortinho de bamboo ou com fibra de carbono (ou de vidro) no interior, pois é certeza dele aguentar mais. Mas independente do shape, caiu com o pé errado ele quebra. Eu ou leve e quebro shape o tempo todo.

  15. Pingback: Review da roda Moska Moska 53mm modelo Kelvin Hoefler

  16. Iae titao, td em cima cara ? Parabéns pelo seu blog ! excelente…

    Li o artigo dos shape da Conspiracy Skates e realmente gostei da sua experiencia com a empresa, com o shape e a garantia, mas, pelos comentários dos post, fiquei um pouco desanimado pq com alguns durou bastante (como vc) mais com outros n… eu tava pensando em comprar um element antes de conhecer o shape da Conspiracy Skates . eu só queria saber se vc mi recomenda esse shape pra mandar na Street pesada (sou stretero). já tive dessepicões com shapes nacionais como a capital (durou apenas uma semana e meia) e realmente n quero vacilar novamente ! obrigado vlw flw

  17. Pingback: Review das rodas Black Label e Revolution 52mm

  18. eai mano td blz comprei um shape mal usei (um dia ) e eu notei que quando boto peço no tail e no nose ele da uns estralo treck tipo mas n tem sinal de trincado mas tenho medo que teja e da esses estralo no meio do tail e no meio do nose oq pode ser me da uma dica ai pdc vlw . o shape é element .

  19. quebrei um shape da skate até morrer a dois dias peso 95kg, ele quebrou com um ollie mal sucedido mas estou na duvida de comprar outro da mesma marca esse do artigo seria melhor que do skate ate morrer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Geek on Wheels é um blog criado e mantido por @tittao.